Os sabonetes artesanais

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é release-agosto19-3-1024x683.jpg
A gente sinceramente queria que foto tivesse cheiro.

Qual a diferença entre os sabonetes artesanais e os industrializados?

Há dois métodos para a fabricação dos sabonetes artesanais, que são o processo a frio (cold process) e o processo quente (hot process). Comparados aos sabonetes industrializados, os artesanais possuem fórmulas mais simples, que consistem em uma mistura de óleos e manteigas vegetais saponificados com óleos essenciais, e também podem ter ervas secas, argilas ou outros produtos naturais (como cúrcuma, canela, café…). Apesar de simples, sua fórmula passa por um longo processo de estudo para selecionar as melhores opções de óleos e manteigas vegetais para que aquele sabonete tenha as características terapêuticas desejadas. Essa fórmula é única, realizada com atenção e carinho. Os óleos reagem com a soda cáustica e através do processo de saponificação temos como resultado sabão e glicerina. Todos os sabonetes têm soda cáustica na sua fórmula inicial, porém após esse processo e considerando uma composição balanceada, ela é neutralizada no resultado final.

Já os sabonetes industrializados possuem substâncias que poluem o meio ambiente e que podem ser tóxicas. Um exemplo é o lauril sulfato de sódio, que é um tensoativo, ou agente de limpeza, agressivo para a pele e para a natureza. Além disso, eles frequentemente têm em sua composição corantes, perfumes e conservantes. Na indústria, é comum que a glicerina natural formada pelo processo de saponificação seja retirada para ser vendida de forma separada, por conta do seu valor maior.

Os sabonetes artesanais possuem uma grande quantidade dessa glicerina natural, que protege e nutre a pele, mantendo-a hidratada. Na sua composição também há os óleos essenciais que são os responsáveis por dar o aroma ao sabonete. Mas não é só por isso que usamos os óleos essenciais, já que eles também têm efeitos terapêuticos. São extraídos das próprias plantas e são um ingrediente valiosíssimo. Nos shampoos em barra podem ajudar em problemas de caspa, descamação, coceiras… E na pele, em problemas de acne ou alergias, por exemplo. Através do seu aroma, os óleos essenciais também tem efeitos emocionais, por isso cada banho tem uma característica única, podendo ser mais relaxante, estimulante, proporcionar o bem-estar, aumentar a concentração…

Os benefícios dos sabonetes artesanais

Assim, temos essa ação terapêutica do sabonete artesanal, sua limpeza é mais suave, pois não retira a hidratação natural da pele, mantendo-a protegida. E é por isso pessoas com peles sensíveis e problemas dermatológicos como irritações, queimaduras, psoríase e alergia a sulfato devem considerar trocar os sabonetes industrializados pelos artesanais. A longo prazo, usá-los diariamente durante o banho traz uma diferença visível na pele, que tende a ficar mais brilhante e macia, menos ressecada, mais feliz.

Além disso, por suas matérias-primas serem naturais e de origem vegetal, os sabonetes artesanais são gentis com o meio ambiente. Sua espuma não é poluente para as águas nem tóxica para os animais e se biodegrada facilmente, sendo assim uma opção mais sustentável e ecológica. Considerando que usamos os sabonetes todos os dias, essa é uma mudança muito significativa que tem grande impacto na natureza. Os sabonetes artesanais também podem ser usados para dar banho em animais, crianças e idosos, desde que se preste atenção aos óleos essenciais e seus efeitos.

Como cuidar do seu sabonete artesanal

No método a frio, o sabonete passa por um processo de cura de 30 dias para perder água e ficar mais duro, mas mesmo assim ele é muito mais cremoso que um sabonete industrializado. Para que dure mais, corte a sua barra em três ou quatro pedaços menores e vá levando aos poucos para o banho. Sempre o armazene em uma saboneteira que não acumula água. Uma ótima opção é deixar o sabonete em cima da bucha vegetal, fazendo uma cama para ele, garantindo assim que fique seco.

Faça uma caminha pro seu sabonete com a bucha vegetal e deixe em uma saboneteira com boa vazão de água, ele te agradece!

Os óleos essenciais possuem moléculas voláteis, que evaporam com facilidade. Então para poder aproveitar todos os benefícios dos óleos essenciais, não demore muito para usar o seu sabonete e sempre o guarde em local fresco e sem exposição à luz solar direta.

Temos muitas opções de sabonetes artesanais na nossa loja, cada um com suas características específicas, formulados com cuidado e pensados com carinho. Também temos a opção do kit com quatro sabonetes a sua escolha, para aqueles que já conhecem a nossa linha, que são enviados sem embalagem. Uma opção mais econômica para você e para o meio ambiente.

Faça dessa mudança de hábito uma mudança real no seu dia a dia. Valorize e cuide do seu sabonete, pois ele cuida da sua pele e passou por um longo processo de fabricação até chegar nas suas mãos. Sabemos que um sabonete artesanal é mais caro do que um industrializado, mas se você cuidar dele, ele vai durar. Não o trate como algo descartável, e sim como um ser vivo e integrado à natureza, como você!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixa um comentário!

Até a próxima.

Deixe um comentário